Pandemia

VÍDEO: 'Não voltem a trabalhar esta semana para não se arrependerem depois', diz lojista com coronavírus

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Em meio à polêmica sobre reabrir ou não o comércio e as empresas de todos os setores de Santa Maria, devido à pandemia do novo coronavírus, o empresário Valnei Beltrame, dono das lojas Beltrame Casa Completa, divulgou um vídeo nas redes sociais, neste sábado, em que faz um forte apelo aos colegas empresários: ele pede que não reabram as lojas nos próximos dias. Beltrame está com a doença Covid-19 há 10 dias, e internado há uma semana, tendo complicações pulmonares e enfrentando febre de até 40ºC.

- Como todos sabem, estou há mais de 10 dias com sérios problemas pulmonares, tosse e febre de mais de 40ºC. Graças aos médicos extremamente supercompetentes, estou virando o jogo. A partir deste momento, estou virando o jogo. Mas peço a todos os amigos e proprietários de lojas, eu também tenho algumas lojas, muitos colaboradores. Sei que as dificuldades vão existir. Não voltem a trabalhar esta semana, nesta segunda, terça ou quarta. Prorroguem para o dia 6, para não se arrependerem depois, para acontecer alguma coisa com um colaborador de vocês no dia 2 ou dia 3 e vocês dizerem para vocês mesmos "Eu errei". Voltem a trabalhar no dia 6 com a metade do grupo. Prestem atenção no que eu falei, essa doença não é brincadeira, ela é violenta - apela Beltrame, no vídeo divulgado por ele nas redes sociais.


"Não quero nem serei o prefeito de Milão", diz Jorge Pozzobom

Nesta segunda-feira, às 10h, a prefeitura de Santa Maria vai se reunir com várias entidades empresariais e dois médicos infectologistas para tratar da proposta do Sindilojas de reabertura gradual de todas as empresas da cidade a partir de quarta, dia 1º, ou de segunda, dia 6 de abril. A proposta prevê abertura só com metade dos funcionários, deixando em casa os idosos e que estão em grupos de risco. Também inclui regras de segurança, com higiene das mãos na entrada e saída e limitação de três a quatro clientes por vez, como ocorre em muitas farmácias e supermercados. Médicos infectologistas são contra a volta do comércio neste momento porque acreditam que quebrar o isolamento social agora vai agravar muito o avanço dos casos em Santa Maria. A decisão final sobre reabertura ou não caberá ao prefeito Jorge Pozzobom, que afirmou que não quer repetir o erro do prefeito de Milão, que fez campanha para que a cidade italiana não parasse e, um mês depois, mais de 4 mil morreram pela doença.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Coronavírus: com famílias em isolamento, saiba como evitar acidentes domésticos

Próximo

Sobe para 7 o número de casos de coronavírus em Santa Maria

Saúde